Lajeado - Rio Grande do Sul
Rua Francisco Oscar Karnal,240/105 Centro Telefones: 51 9198-0886
51 8217-9654
            Terapias
    Shiatsu
 
Terapia mais popular do Japão, o Shiatsu foi desenvolvido a partir dos fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa que já acumula cinco milênios de empirismo. Essa técnica consiste em um conjunto de manobras realizadas principalmente com os dedos, daí o nome shiatsu (shi = dedos, atsu = pressão), mas podendo ser realizadas com a palma das mãos, cotovelos e até em alguns casos o joelho. Essas manobras consistem em pressões, deslizamentos e percussões. O objetivo é atuar sobre os meridianos do corpo, por onde circula a energia vital (chi) e fazer com que essa energia flua normalmente, desobstruindo os pontos onde ela possa estar estagnada. Os benefícios do Shiatsu são inúmeros, sendo que o Ministério da Saúde Japonês o define como “Uma manipulação administrada pelos polegares, dedos e palmas sem o uso de qualquer instrumento mecânico ou de outro tipo, para aplicar pressão à pele humana, CORRIGIR disfunções internas, PROMOVER e MANTER a saúde e TRATAR doenças específicas”. O Shiatsu é indicado para:

•    Estresse;
•    Insônia;
•    Ansiedade;
•    Desequilíbrios emocionais;
•    Redução de fadiga muscular e mental;
•    Dores musculares;
•    Dores articulares;
•    Enxaqueca;
•    Cólicas menstruais;
•    Constipação intestinal;
•    Melhorar a drenagem natural;
•    Melhorar o tônus da pele;
•    E muito mais.



 
Esta técnica é indicada para quem gostaria de fazer acupuntura, mas teme as agulhas. Os ímãs agem nos mesmos pontos da acupuntura promovendo os mesmos efeitos de tonificação e sedação que as agulhas promoveriam. Por ter como base também a Medicina Tradicional Chinesa, a Magnetoterapia tem basicamente as mesmas indicações e benefícios do Shiatsu, sendo muitas vezes utilizadas as duas técnicas simultaneamente para um melhor resultado no tratamento.


 

O corpo humano encontra-se todo representado nos pavilhões auriculares através de terminais nervosos. A estimulação destes com esferinhas ou pequenos magnetos promove o efeito desejado na área correspondente ao ponto estimulado. A Auriculoterapia é usada como coadjuvante em qualquer tratamento, e apresenta como principal vantagem o fato de permitir que o paciente leve o tratamento para casa a fim de agilizar o processo de cura.



 

Outra técnica integrante da Medicina Tradicional Chinesa, a Moxabustão consiste de uma espécie de charuto feito de Artemísia ou carvão, o qual é aceso para tornar-se uma brasa e então usado para aquecer pontos específicos do corpo para tratamentos diversos. O efeito é muito rápido e intenso, a ponto de, por exemplo, se for usada durante uma crise de enxaqueca proporcionar alívio imediato e mais duradouro que um medicamento. A Moxa é usada como coadjuvante do Shiatsu e possui as mesmas indicações, com a vantagem de ter um resultado mais eficaz.


    Reiki
 
Em março de 1922, ao final de uma meditação que durou 21 dias, o monge budista Mikao Usui teve o que eles denominam de Satori, ou seja, iluminação, onde aprendeu a utilizar o Reiki para harmonizar o corpo e promover a saúde. “Chuva maravilhosa de energia vital” é a tradução para os dois ideogramas que simbolizam essa técnica hoje difundida em todos os cantos do mundo. O Reiki é indicado para qualquer pessoa que queira harmonizar seu corpo e cuidar da saúde de uma maneira leve e sem contra-indicações.


 
As ventosas são frascos que exercem pressão negativa sobre a pele, atuando não somente nela como também nos músculos ou articulações que estiverem sob a região da pele que estiver recebendo o tratamento. Outra técnica milenar, a Ventosaterapia é utilizada para eliminar toxinas acumuladas nos músculos, diminuir edemas de articulações e podendo até ser utilizada em tratamentos estéticos.


 
Sem dúvida uma das melhores coisas para se fazer no inverno é relaxar ao toque de pedras aquecidas espalhadas pelo corpo. A sessão de Pedras Quentes é composta de dois momentos: primeiro o paciente relaxa somente com o contato das pedras ao som de uma melodia ambiental. Em um segundo momento, a sessão é finalizada com massagens realizadas com as próprias pedras e óleos aromáticos. Indicada para combater o estresse e a ansiedade e aliviar a tensão muscular.





© 2010 - Eduardo Klafke - Todos os direitos reservados
Lajeado - Rio Grande do Sul Rua Francisco Oscar Karnal,240/105 Centro Telefones: 51 9198-0886 - 51 8217-9654
E-mail.: contato@eduardoklafke.com.br